top of page

Ações no organismo [10][11][12]

Em doses mais elevadas, a D-anfetamina atua principalmente na dopamina (DA), apresentando uma ação a nível do sistema nervoso central (SNC) e é ainda um neurotransmissor percursor da síntese de noradrenalina a nível das supra-renais.

Os recetores da DA são cinco: D1, D2, D3, D4 e D5 e encontram-se acoplados à proteína G, distribuídos heterogeneamente pelo organismo.  O aumento deste neurotransmissor no organismo tem a capacidade de aumentar o débito cardíaco sem alterar a frequência cardíaca, assim como leva a um aumento da excreção renal de sódio com aumento do fluxo sanguíneo renal. A nível periférico tem a capacidade de induzir hipotensão por diminuição da resistência periférica dos vasos, por inibição da transmissão simpática.

A forma racémica do Adderall apresenta duas formas enantioméricas que atuam em locais distintos do organismo, sendo que a forma L-anfetamina (1) actua preferencialmente sobre a noradrenalina, uma amina endógena de efeitos geralmente simpaticomiméticos e a forma D-anfetamina (2) actua sobre a Dopamina.

2

A

Tecido nodal:

Efeito cronotrópico, batmocrómico e dromotrópicos positivos - 

      velocidade de condução e                 automatismo. Taquicardia e maior débito cardíaco.

Pulmões:
Recetores β estimulados pela induzem broncodilatação.

Olho:
A NA atua nos recetores α causando dilatação da pupila resultando em midríase.

Gastrointestinal:
O Adderall atua em recetores α e β adrenérgicos, Há diminuição o peristaltismo intestinal e o tónus muscular, dando a sensação de “barriga cheia” e a consequente falta de apetite que a longo prazo pode provocar perda de peso.

 Sistema Nervoso Central:
A NA pode induzir a libertação de 5-hidroxitriptamina, induzindo respostas psicóticas.

Trato urinário:
Pode haver retenção urinária ao atuar nos recetores α e β adrenégicos.

L-Anfetamina

Tecido adiposo:
Metabolicamente  a L-anfetamina exerce o seu efeito que é exercido ao nível dos receptores α e β induzindo hiperglicemia e lipólise dos AG.

1

B

F

D

C

E

G

D-Anfetamina

1

2

Dor de cabeça, irritabilidade, tremor

[10] Berman SM, Kuczenski R, McCracken JT, London ED. Potential adverse effects of amphetamine treatment on brain and behavior: a review.

[11] http://www.webmd.com/drugs/2/drug-63163/adderall-oral/details# Consultado a 20 de Abril de 2017

[12] Guimarães S, Moura D, Soares da Silva P. Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. Manual de Farmacologia e Farmacoterapia: 6. ed. Porto Editora, 2014.

-Dor de estômago, diarreia

-Aumento temperatura, náuseas/vómitos, tonturas

- Irritabilidade, cefaleia

bottom of page