


Mecanismos de toxicidade [3]
Os efeitos mais identificáveis são causados pela libertação de catecolaminas e pela estimulação de recetores α e β adrenérgicos periféricos.
Os efeitos clínicos da anfetamina associados à overdose envolvem estimulação excessiva do SN simpático responsável pela taquicardia, hipertensão arterial, midríase, diaforese e agitação psicomotora. A resposta prolongada de monoaminas centrais, como a NA, e consequente ativação do SN simpático, são responsáveis por a maior parte das complicações de intoxicação por monoaminas como a hipertermia, a agitação e as convulsões. Isto resulta em broncodilatação, hiperglicemia e aumento do debito cardíaco. Estes efeitos são também influenciados por alterações dopaminérgicas, afetando o humor, a excitação, os movimentos e o apetite.
No SNC, o aumento de NA no locus caeruleus medeia os efeitos de anorexia e de estado de alerta e alguma estimulação motora.


[3] Fitzgerald KT, Bronstein AC. Adderall®(amphetamine-dextroamphetamine) toxicity. Topics in companion animal medicine. 2013 Feb 28;28(1):2-7