top of page

O que é? [1][2]

  • O Adderall é um medicamento constituído por uma mistura de sais de enantiómeros de anfetamina: levoanfetamina (25%) e dextroanfetamina (75%), pertencendo estes a uma classe de fármacos conhecidos como estimulantes do sistema nervoso central. 

  • É constituído por quantidades iguais de sulfato de anfetamina, sulfato de sódio de dextroanfetamina, aspartato de anfetamina e sacarato de dextroanfetamina.

  • O Adderall® é usado para o controlo dos sintomas de défice de atenção e hiperatividade (PHDA) e para a narcolepsia. O PHDA é uma desordem mental em que os principais sintomas são falta de atenção, hiperatividade e impulsividade que influenciam as tarefas quotidianas e o desenvolvimento do indivíduo. A narcolepsia é um distúrbio do sono que se caracteriza por uma sonolência excessiva, paralisação do sono e alucinações.

  • O Adderall® tem também utilização como droga de abuso: é considerado dopping em atletas de alta competição uma vez que estimula a performance física e é também usado sem prescrição por estudantes para aumentar os níveis de concentração. No entanto em ambos os casos a má utilização e a sobredosagem podem levar a efeitos adversos significativos.

[1] "National Drug Code Amphetamine Search Results". National Drug Code Directory. United States Food and Drug Administration. Consultado a 20 de Abril de 2017

[2] Sallee FR, Smirnoff AV. Adderall XR: long acting stimulant for single daily dosing. Expert review of neurotherapeutics. 2004 Nov 1;4(6):927-34.

bottom of page